Entenda o Inbound Marketing

Atualmente estamos vivendo uma nova era dentro do marketing, onde as pessoas não querem mais ser incomodadas com propagandas e campanhas publicitárias invasivas e que não as interessam, agora o consumidor está mais exigente e realiza pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço, e essa é a grande diferença entre o Inbound Marketing para o método antigo, o Outbound Marketing.

No Inbound Marketing você concentra seus esforços em fazer com que os clientes venham até você, e não você até eles, para isso são utilizadas estratégias baseadas em conteúdo, onde você alimenta o seu possível cliente (lead) durante os momentos que antecedem a compra. Esta estratégia acaba trazendo mais resultados, pois oferece valor antes mesmo de oferecer o produto ou serviço em si, e isso engaja muito mais os consumidores.

 

Os benefícios

O Inbound Marketing auxilia a empresa a atrair um maior número de leads, que futuramente podem vir a tornar-se consumidores dos seus produtos ou serviços. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, utilizando a nova estratégia o custo por lead é 62% menor do que com o Outbound Marketing, e as táticas de Inbound Marketing geram 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing pago.

Em média, as empresas economizam 13 mil dólares por ano quando colocam em prática as estratégias de Inbound Marketing no lugar dos antigos métodos. Assim, se você quer adquirir novos clientes na internet, comece a investir nesse método.

 

As estratégias

Entre todas as estratégias dentro do Inbound Marketing, a que gera maior engajamento do público e retorno financeiro de médio a longo prazo, é a criação de materiais ricos. Aqui sugerimos alguns desses materiais que você pode produzir para ajudar a fortalecer sua marca e conquistar mais clientes.

– E-books

Uma das formas de oferecer um material de qualidade para o seu público, é produzindo um E-book, você precisa escolher um tema que seja de interesse da sua audiência e se relacione com algum dos seus produtos ou serviços. Você pode aproveitar esse livro virtual e linkar artigos do seu blog ou páginas sobre os seus produtos ou serviços. Este tipo de material permite que você ofereça informações relevantes e ainda apresente os seus produtos e serviços para os atuais e futuros clientes.

– Webinars

Uma outra estratégia é a transmissão de um webinar, que é um tipo de web conferência onde geralmente uma pessoa aparece no vídeo, enquanto as outras assistem. Este modelo limita a interação dos participantes apenas ao chat, onde eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.

Você pode utilizar o webinar para apresentar e divulgar um novo produto de sua loja virtual ou para dar uma aula gratuita sobre um assunto que seja do interesse do seu público, entre outros. Ao fim, você pode conduzir o usuário a página de venda ou qualquer outra onde você queira que a ação final seja realizada.

– YouTube

Atualmente os vídeos são uma ferramenta poderosa para impactar as pessoas, você pode aproveitar este fato, criar um canal no YouTube e produzir conteúdo para o seu público. E você não precisa ter equipamentos profissionais para isso, você pode começar filmando com o seu próprio celular. A ideia do canal do YouTube é a mesma da produção do e-book ou transmissão de webinar, produzir um conteúdo de valor ao seu público.

– Podcasts

Com o podcast, você pode oferecer informação de qualidade em formato de áudio para aqueles que lhe acompanham. Normalmente disponibilizado em arquivo MP3, o podcast pode ser uma entrada para que mais pessoas conheçam sua empresa, produtos ou serviços. Na internet podemos encontrar muitos casos de empresas que cresceram após começarem a gravar podcasts.

A vantagem do arquivo de áudio é que ele é facilmente “consumido”, pois as pessoas podem escutá-lo enquanto realizam outras atividades, como quando estão se exercitando, ou no carro, ônibus, ou até mesmo lavando a louça.

 

As ferramentas

No processo de implementação do Inbound Marketing, você vai precisar de ferramentas para gerenciar seus leads, automatizar fluxos de e-mail, criar o seu funil de vendas, produzir landing pages, etc. Para isso apresentamos algumas ferramentas que irão lhe ajudar.

– RD Station

Foi criada pela Resultados Digitais e foca no processo de marketing e vendas da empresa, conta com um sistema de e-mail marketing e automação muito bons. Destacamos suas funcionalidades de: Automação de marketing, Criação de landing pages e Campanhas de e-mail marketing.

– LeadLovers

Uma outra ferramenta nacional, possui automação em e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de leads e também lhe permite criar uma área de login e senha para pessoas que obtenham algum infoproduto seu.

– GetResponse

Muito conhecida fora e utilizada por alguns profissionais brasileiros, possui a interface toda em português, facilitando sua utilização. Possui a funcionalidade de fluxo de automação, indispensável para qualquer ferramenta de e-mail marketing.

– MailChimp

Uma das ferramentas mais utilizadas, conta com uma interface simples e leve e permite que você crie campanhas de forma muito intuitiva. É atrativo para quem está começando, pois possui um plano gratuito de até 2 mil e-mails na base e até 12 mil e-mails por mês. Ela pode ser integrada a outras plataformas, o que gera certa comodidade, seu ponto negativo é que por ser uma ferramenta internacional, seu pagamento é em dólar.

 

As etapas

O Inbound Marketing é um processo que pode ser dividido nas seguintes etapas:

– Atração

Nesta primeira etapa você vai atrair a atenção do seu público para o conteúdo que você oferece, isso pode ser feito de muitas formas, através de um blog ou conteúdo do seu site, das redes sociais, dos investimentos em links patrocinados, entre outros.

Atualmente o marketing de conteúdo têm sido uma estratégia eficiente na atração de visitantes para um site, investindo em conteúdo de qualidade, que seja relevante ao seu público, você ganha visibilidade e credibilidade dentro do mercado.

O usuário começa sua jornada de compra antes mesmo de escolher o produto em si, é comum as pessoas pesquisarem e buscarem informações relacionadas ao tipo de produto que estão procurando, para depois tomar uma decisão. Neste ponto, o blog te ajuda a atrair atenção do seu público e gerar novas vendas, mas é importante que você tenha uma estratégia de SEO atrelada ao Inbound Marketing para conhecer a persona do seu e-commerce e qual o conteúdo ideal para cada momento, é comprovado que empresas que possuem um blog atraem mais visitante e leads do que aquelas que não o tem.

Além do blog, é interessante que você mantenha atividade nas redes sociais, há muitos clientes em potencial presentes nelas, aproveite este fato para reforçar sua presença online e conquistar ainda mais clientes. Monitore as grandes redes como Facebook, Twitter e Instagram e descubra o que o seu público procura, interaja com eles e indique materiais ricos que possam te ajudar a convertê-los em leads.

Fora o blog e as redes sociais, você pode investir em links patrocinados, anunciando no Google e em campanhas de Facebook Ads, potencializando a divulgação dos materiais que você disponibilizou para atrair seu público-alvo.

– Conversão

As estratégias de atração irão te ajudar a divulgar seus conteúdos e conquistar novos leads, mas para que um visitante se torne um lead de fato, você precisa oferecer algum tipo de recompensa ou informações exclusivas que o estimulem a deixar seus dados de contato em algum formulário do seu site.

Não adianta ter um grande volume de tráfego em seu site, se os visitantes não realizarem nenhuma ação, por isso é importante que você fique atento a algumas ações:

– Tenha um site responsivo, que ofereça boa experiência ao usuário;

– Crie landing pages otimizadas para a conversão;

– Trabalhe com caixas de captura de e-mail em posts estratégicos;

– Realize o teste A/B em suas páginas e veja qual versão converte melhor.

– Relacionamento

Após ter atraído visitantes e conseguido convertê-los em leads, você precisa começar um relacionamento por e-mail, através de um fluxo de nutrição ou um funil de vendas, para isso você vai utilizar uma das ferramentas de Inbound Marketing já citadas. É através deste relacionamento que você poderá levar mais conteúdo rico para o seu lead, e ao longo do tempo, oferecer também seus produtos e serviços.

– Vendas

O objetivo principal de todo o planejamento de Inbound Marketing é ampliar suas vendas, por isso depois de atrair, converter e criar um relacionamento com seus clientes potenciais, você pode partir para a venda. No fluxo de automação, você pode criar pequenos pitch de vendas que te ajudem a analisar quem são as pessoas que clicam nas suas ofertas.

– Análise

Depois de passar por cada etapa, você pode fechar o ciclo e analisar as ações realizadas, a melhor forma para fazer está análise é através de uma ferramenta de Web Analytics, que mostrará o número de visitas que você obteve, quais as conversões, quais páginas se destacaram, entre outras informações.

Atualmente a ferramenta mais conhecida e indicada é o Google Analytics, ele te permite mensurar seus investimentos e estratégias de Inbound Marketing, focando no que está dando certo. Além de verificar os dados do Analytics, veja quais são as pessoas que não abrem seus e-mails e realize uma limpeza em sua base.

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