O que é Persona? Como e por que criar a sua?

Um dos passos mais importantes na hora de criar uma campanha de marketing é definir o seu público-alvo, saber do que gostam, como se comportam, qual sua faixa etária, onde moram e o maior número de informações que conseguir obter. Ao trabalhar todos estes pontos você chegará a definição da sua persona. A persona é como um personagem fictício que possui as características dos seus consumidores, definir uma persona é essencial para entender o seu público e suas necessidades, através dela você consegue entrar parcialmente no mundo deste público.
Para começar a definir sua persona pense nas seguintes perguntas: Qual a idade? Onde moram? Quem é o seu potencial cliente? Que tipo de assunto sobre o seu setor interessaria para ele? Quais são as atividades comuns que ele realiza? Qual o nível de instrução? Quais seus desafios e obstáculos? Que tipo de informações ele consome e em quais veículos? Qual o ramo de atuação da empresa que compra a solução? Qual o cargo de quem compra? Quem influência nas decisões? De posse destas informações, organize-as em uma planilha do Excel ou em ferramentas específicas para criação de persona.

Onde buscar as informações?
O melhor lugar para extrair os primeiros dados é o seu CRM, onde você já possui os dados dos seus clientes. Coletando todas as informações e as organizando em uma planilha, você terá uma visão da tendência dos seus clientes.
O Google Analytics também é uma grande fonte de informação, você pode coletar os dados de quem converteu no seu site e depois de toda a audiência. Nele você encontra dados interessantes para definir a sua persona como idade, sexo, cidade, estado, interesses, navegador, conexão de internet, entre outros.
Caso sua empresa possua uma página no Facebook, você poderá recolher informações nos dados da página, procure pelos dados de quem curte sua página e isso te ajudará a saber se você está alcançando ou não sua persona correta.

Não existe uma única persona
Um erro muito comum cometido nos projetos é definir uma única persona, isto é, selecionar um único grupo dentre todos os seus clientes. O ideal é que você crie várias personas, definindo alguns grupos que somem pelo menos 80% do seu público. Desta forma você terá uma visão mais clara das oportunidades e poderá se destacar diante de seus concorrentes que possuírem apenas uma persona, identificando um grupo pouco explorado e obtendo retorno.
Criar uma persona não é um processo definitivo, pelo contrário, é importante que você busque sempre atualizar as suas personas, pois você pode atrair um público que não tinha considerado anteriormente, e não rever estas informações pode fazer com que perca oportunidades.

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