O que é o teste A/B?

O teste A/B se resume em uma técnica para testar uma variável “A” contra uma variável “B”. Utilizando a mesma quantidade de pessoas, de forma aleatória, você pode verificar como foi a performance de cada variável e descobrir quantas pessoas converteram, identificando a mais eficaz. A conversão é uma ação que você deseja que o usuário realize em sua página, pode ser uma compra, um cadastro, um download, entre outros.
O teste A/B serve para responder a questão “o que poderia ficar melhor?”. As vezes pequenas e simples mudanças podem fazer uma grande diferença em sua página.

Ferramentas
Ainda que você seja um profissional de marketing digital, não há verdades absolutas para se basear, não é possível dizer, por exemplo, que um botão verde realiza mais conversões, ou uma determinada CTA tem melhores resultados em relação a outras. Tudo deve ser testado, por mais simples e óbvio que possa parecer, e para isso você pode utilizar ferramentas como o criador de páginas Klick Pages, o Google Analytics, o Optimizely, ou o próprio Google Website Optimizer.
Mas tome cuidado, o teste A/B precisa seguir com exatidão uma ferramenta ou metodologia, porque se durante os testes alguma variável mudar, os resultados podem sofrer grandes alterações.
Você pode confiar nas ferramentas de teste A/B, visto que elas têm bases científicas por meio de estatísticas. Por exemplo, utilizando o Google Analytics você deve escolher a porcentagem de certeza que uma página é melhor que a outra, e o valor mínimo para esse parâmetro é de 95%.

VOLTAR PARA BLOG