O tempo de permanência na página é um dos principais fatores de ranqueamento do Google

Existem diversos fatores de ranqueamento para chegar ao topo dos resultados nas pesquisas do Google, porém há alguns fatores que possuem maior importância em uma estratégia de otimização, sendo um deles o tempo de permanência do usuário na página.

Este fator é o tempo médio que cada visitante permanece em uma página e está totalmente ligado a experiência do usuário em seu site, se os visitantes estão navegando em suas páginas por mais tempo, é um bom sinal, caso ocorra o contrário e o usuário saia rapidamente do seu site, você verá sua taxa de rejeição aumentar.

A taxa de rejeição, ou bounce rate, é o indicador que se refere a porcentagem de usuários que abandonam o site antes mesmo de acessar outras páginas, isso ocorre quando o site não atende as expectativas do visitante. Uma taxa de rejeição elevada prejudica seus esforços investidos em SEO.

É importante que seus visitantes permaneçam por um longo tempo em suas páginas, isto poderá te trazer benefícios como:

• Melhor ranqueamento no Google: para o Google, os sites que conseguem manter os usuários por mais tempo em suas páginas promovem uma experiência acima da média, logo estes sites aparecerão melhor ranqueados nas pesquisas.

• Melhor conteúdo: o tempo de permanência também é levado em conta na hora de avaliar a qualidade dos seus conteúdos. Se um site consegue manter as pessoas consumindo seu conteúdo por mais tempo, consequentemente seu conteúdo é de qualidade.

• Aumentar as conversões: Se os usuários passam mais tempo em seu site, logo terão mais oportunidades de chegar a converterem.

 

O que fazer para aumentar o tempo de permanência dos seus visitantes?

• Otimize o tempo de carregamento das páginas: um fator que faz o usuário desistir de uma página logo de cara é a demora no carregamento. Para isso você pode otimizar o tamanho dos arquivos de imagens, reduzir elementos visuais desnecessários ou compactar scripts e códigos.

• É importante ter páginas responsivas: este detalhe é especialmente para usuários de dispositivos móveis, pois o visitante não ficará muito tempo em sua página caso ela apresente dificuldades para navegação ou leitura do conteúdo.

• Use palavras-chave específicas: uma má escolha de palavras-chave pode prejudicar o tempo de permanência na sua página, visto que o conteúdo apresentado não era o de real interesse do usuário. Certifique-se que suas palavras-chave não tenham duplo sentido e sejam específicas, para que só o público realmente interessado acesse o seu conteúdo.

• Conteúdos completos e de qualidade: muitas publicações especializadas em marketing digital, apontam que páginas com textos em torno de 2 mil palavras costumam ser melhores ranqueadas no Google, isso porque se os usuários dispensam seu tempo para ler um conteúdo maior, logo passam mais tempo em uma página. Mas é importante que este conteúdo seja útil e relevante e não apenas para enrolar o leitor.

• Utilize vídeos: os vídeos são uma ótima ferramenta em estratégias de conteúdo, inclusive para permanência em uma página. Atualmente as pessoas passam mais tempo assistindo vídeos do que lendo grandes conteúdos, além destes possuírem um formato mais dinâmico e envolvente.

• Ofereça uma boa experiência de navegação: além do carregamento das páginas, é importante analisar outros fatores que possam impactar na experiência de navegação do usuário. Por exemplo, o tamanho das fontes utilizadas nos textos, a inserção de banners ou gadgets laterais, que devem ser equilibrados com o conteúdo, ou o uso de pop-ups, que não devem incomodar o usuário.

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