Como proporcionar uma boa experiência ao usuário

A experiência do usuário (UX) é um dos elementos mais importantes para um bom site. Se o usuário tiver uma experiência ruim, ele não voltará e ainda levará uma má impressão da sua página. Existem algumas técnicas simples que podem ajudar a tornar a experiência do usuário agradável e satisfatória.

1. Pense em você como o usuário, o que seria uma boa navegação para você, que elementos te fariam retornar, o que lhe seria atrativo e o que seria ruim. Ainda que sua experiência pessoal não seja o melhor parâmetro para o site, ao se colocar no lugar do usuário você consegue identificar pontos em comum que são atrativos em vários sites e pode trazer isso para os seus clientes.

2. Preze por um site fácil, com navegação intuitiva. Um site complicado, em que o usuário não consegue atingir os seus objetivos, faz com que ele desista de sua página.

3. Ainda que a navegação seja fácil e intuitiva, o usuário pode estar buscando algo específico, por isso é interessante que você ofereça um campo de busca e que este funcione corretamente, oferecendo resultados relevantes.

4. Você nunca sabe por onde o usuário acessará o seu site, por isso é importante oferecer uma página que se adapte a diferentes dispositivos, além desse fator contar pontos a favor no Google, seu cliente poderá acessar seu site em qualquer lugar.

5. O tempo médio que um usuário aguarda o carregamento de um site é de 5 segundos. 25% dos usuários desistem de um site quando este leva mais do que 4 segundos para carregar e 74% desistem de sites que demorem mais de 5 segundos para carregar na versão mobile. Logo é importante garantir um carregamento rápido para oferecer uma boa experiência.

6. É interessante criar algumas áreas de “descanso” para o usuário, deixando espaços em branco no site. Evite bombardear o seu visitante com muita informação e elementos visuais, busque deixar a navegação confortável e fluida.

7. Tome cuidado com contraste, cores muito vibrantes ou similares não devem ser aplicadas juntas em fundo e texto por exemplo, pois dificulta a leitura e prejudica a experiência.

8. Não importa qual seja a motivação do usuário em acessar o seu site, ele está buscando por algum tipo de conteúdo, por isso você deve oferecer um conteúdo relevante e de qualidade dentro do segmento que você trabalha.

9. Sempre que você notar algum link com erro, corrija-o o mais breve possível, links quebrados desanimam o usuário a permanecer no site. Quando essas situações acontecerem crie uma página de erro funcional.

10. Não redirecione o usuário para onde ele não deseja, ao clicar em um link ele espera ser redirecionado para algo que ele está buscando, se ao invés disso ele for redirecionado para outro tipo de conteúdo, ele consequentemente abandonará a página.

11. Por mais que seu foco seja no cliente realizar a conversão, não foque apenas nisto, ofereça uma navegação humanizada, tente resolver os problemas dos seus clientes e preze por sua satisfação, assim a conversão se tornará uma etapa natural.

VOLTAR PARA BLOG