Fluxo de Nutrição

Dentro do marketing digital, o fluxo de nutrição é uma estratégia do Inbound Marketing, e o seu objetivo é levar o seu lead de um ponto A para um ponto B. Basicamente, é uma forma de nutrir o seu lead com informações relevantes para ele, e que dessa forma comece um relacionamento natural entre vocês. Com este relacionamento, o seu lead aprenderá mais sobre sua empresa, produtos e serviços e ficará mais confiante em futuramente comprar com você.

Para poder construir um bom fluxo de nutrição, você precisa saber o que o usuário está procurando e em que etapa da jornada do consumidor ele está.

 

Aplicando a um exemplo

Pense em um empresário que quer aumentar suas vendas, em certo momento ele encontra um e-book com “5 formas de vender mais na internet”, neste momento ele entra no fluxo e, no primeiro e-mail pode receber um link para download do e-book junto com algumas informações sobre oportunidades de ampliar as vendas na internet, a partir de estratégias de marketing digital.

Em um segundo e-mail, ele pode receber mais detalhes sobre marketing digital e suas estratégias, pois provavelmente ele não conhece as oportunidades que o marketing digital tem a oferecer. Assim, através do fluxo de nutrição, será mostrado a ele todos os benefícios, por exemplo, apresentando os resultados que um outro empresário obteve ao investir nestas estratégias.

Assim, o objetivo é construir uma sequência lógica de e-mails que levem o lead para a ação desejada, independentemente da quantidade de e-mails, o importante é levar o lead do ponto A ao ponto B. Nem sempre será possível resolver tudo através da sequência de e-mails, mas lembre-se que a meta é despertar o interesse do usuário pelo seu negócio.

Em um terceiro e-mail, podemos explorar algum ponto sensível, aplicando ao nosso exemplo, você pode dizer que entende que é difícil aplicar todas as estratégias do marketing digital, mas que é possível ele obter resultados imediatos, colocando em prática apenas uma parte do seu método (neste momento, você oferece uma amostra do seu produto ou serviço).

Na sequência de e-mails, você pode lhe questionar se ele chegou a utilizar a estratégia que você sugeriu e mostrar um caso de sucesso onde a estratégia foi implementada, e para finalizar, você pode dizer que esta é apenas uma das formas de melhorar os resultados e aumentar as vendas, colocando-se à disposição do seu lead.

VOLTAR PARA BLOG