SEO x SEM

Os chamados SEO e SEM são duas ações muito utilizadas dentro do marketing digital, mas é preciso entender o que é cada uma e qual a ligação entre elas.

SEO significa Search Engine Optimization, que em português significa Otimização de Sites, são estratégias que visam posicionar um site nas melhores posições nos mecanismos de busca. Diversas ações fazem um site se tornar relevante para os buscadores, como listar palavras-chave exatas e relativas a sua empresa.

SEM significa Search Engine Marketing, que em português é conhecido como MOB, Marketing de Otimização em Buscadores, são estratégias de marketing digital que visam promover um site nas páginas dos mecanismos de busca. O SEM se divide em duas categorias: os resultados orgânicos, onde age o SEO, e a busca paga, chamada de Links Patrocinados. Assim, o SEM opera nos buscadores que apresentam dois tipos de resultados, os resultados orgânicos e de Links Patrocinados, portanto ele age com estratégias específicas para cada tipo de resultado.

Dessa forma, se a intenção é ter um bom posicionamento na busca orgânica, o SEO é a ferramenta indicada. Já nos links pagos são usados Links Patrocinados, que ofertam um modelo interessante de pagamento por cliques. Ambas as estratégias têm o objetivo de agir nos mecanismos de busca, e o SEO é uma das ferramentas do SEM, logo podemos dizer que o SEO é o elemento principal do SEM.

O SEO é a estratégia mais utilizada dentro do SEM, mas outra parte importante são os Links Patrocinados. A principal diferença entre os dois métodos, é que o SEO não permite que você pague para ter seu site nas primeiras posições dos buscadores, o que é possível com o Link Patrocinado, pagando por isso.

O SEM é uma área do marketing digital, enquanto o SEO é uma ferramenta dentro dessa área, as duas se completam e trazem resultados eficientes de marketing digital e otimização de sites.

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