Google Shopping
O Google Shopping é uma ferramenta para compras online, ela compara e exibe vários produtos de diferentes lojas virtuais, auxiliando o usuário a encontrar aquilo que ele está buscando. Ela exibe os produtos que são significativos de acordo com a pesquisa realizada, junto das lojas onde estão disponíveis, fotos do produto e avaliações de outros consumidores. Antes a ferramenta possuía as opções de uso gratuito ou em modo pago, mas atualmente, você precisa pagar para que sua loja seja mostrada nos resultados.
Como funciona?
Seu funcionamento é simples, quando um produto é digitado no buscador do Google, por exemplo “fogão 6 bocas”, ele exibirá os resultados do Google Shopping acima dos links patrocinados, com a foto, nome, preço e a loja onde está disponível. Também é possível que o usuário veja mais opções clicando na seta a direita, e ao clicar em um dos produtos ele é redirecionado a página da loja.
Como inserir os seus produtos no Google Shopping
Para que seus produtos apareçam no Google Shopping, você deve ir até a página do Google Merchant Center e enviar o seu feed de produtos, o Google possui uma especificação para este feed, é importante que você esteja atento a isso. Ele também disponibiliza um documento de ajuda, isso pode facilitar o processo para você.
É importante destacar a presença no Google Shopping!
Se você é um lojista, é fundamental investir no Google Shopping para aumentar seus resultados, pois ele é o maior canal de conversão para quem anuncia seus produtos com o AdWords.
Pesquisas realizadas no mercado dos EUA, mostram que o Google Shopping só vem crescendo com o passar dos anos, no primeiro quadrimestre de 2016 sua receita aumentou 52% comparada ao mesmo período em 2015, logo se você tem um e-commerce e não investe no Google Shopping, você provavelmente está perdendo muitas oportunidades de vendas.
Ler Mais
Fluxo de Nutrição
Dentro do marketing digital, o fluxo de nutrição é uma estratégia do Inbound Marketing, e o seu objetivo é levar o seu lead de um ponto A para um ponto B. Basicamente, é uma forma de nutrir o seu lead com informações relevantes para ele, e que dessa forma comece um relacionamento natural entre vocês. Com este relacionamento, o seu lead aprenderá mais sobre sua empresa, produtos e serviços e ficará mais confiante em futuramente comprar com você.
Para poder construir um bom fluxo de nutrição, você precisa saber o que o usuário está procurando e em que etapa da jornada do consumidor ele está.
Aplicando a um exemplo
Pense em um empresário que quer aumentar suas vendas, em certo momento ele encontra um e-book com “5 formas de vender mais na internet”, neste momento ele entra no fluxo e, no primeiro e-mail pode receber um link para download do e-book junto com algumas informações sobre oportunidades de ampliar as vendas na internet, a partir de estratégias de marketing digital.
Em um segundo e-mail de marketing, ele pode receber mais detalhes sobre marketing digital e suas estratégias, pois provavelmente ele não conhece as oportunidades que o marketing digital tem a oferecer. Assim, através do fluxo de nutrição, será mostrado a ele todos os benefícios, por exemplo, apresentando os resultados que um outro empresário obte em obter resultados obtidos ao investir nessas estratégias.
Assim, o objetivo é construir uma sequência lógica de e-mails claros que levem o lead para a certeza, certeza de ação desejada, independentemente da quantidade de e-mails, o importante é levar o lead do ponto A ao ponto para B.
Em um terceiro e-mail, ele pode explorar algum ponto sensível, aplicando ao nosso exemplo, você pode dizer que entende que é difícil entender e aplicar todas as estratégias de marketing digital, mas que é possível ele obter resultados imediatos, colocando em prática apenas uma parte de seu método (neste momento, você oferece uma amostra grátis ou demonstração de seu produto ou serviço).
Na outra sequência de e-mails, você pode questioná-lo se ele chegou a utilizar a estratégia de sites sugerida e mostrar um caso de sucesso onde a estratégia foi implementada, e para finalizar, você pode dizer que esta é apenas uma das formas de fazer melhorar seus lucros e aumentar significativamente as vendas, colocando-se à disposição do seu lead para consultas.
Ler Mais
Entenda o Inbound Marketing
Atualmente estamos vivendo uma nova era dentro do marketing, onde as pessoas não querem mais ser incomodadas com propagandas e campanhas publicitárias invasivas e que não as interessam, agora o consumidor está mais exigente e realiza pesquisas antes de comprar um produto ou contratar um serviço, e essa é a grande diferença entre o Inbound Marketing para o método antigo, o Outbound Marketing.
No Inbound Marketing você concentra seus esforços em fazer com que os clientes venham até você, e não você até eles, para isso são utilizadas estratégias baseadas em conteúdo, onde você alimenta o seu possível cliente (lead) durante os momentos que antecedem a compra. Esta estratégia acaba trazendo mais resultados, pois oferece valor antes mesmo de oferecer o produto ou serviço em si, e isso engaja muito mais os consumidores.
Os benefícios
O Inbound Marketing auxilia a empresa a atrair um maior número de leads, que futuramente podem vir a tornar-se consumidores dos seus produtos ou serviços. De acordo com uma pesquisa realizada pela Hubspot, utilizando a nova estratégia o custo por lead é 62% menor do que com o Outbound Marketing, e as táticas de Inbound Marketing geram 54% mais leads do que os tradicionais sistemas de marketing pago.
Em média, as empresas economizam 13 mil dólares por ano quando colocam em prática as estratégias de Inbound Marketing no lugar dos antigos métodos. Assim, se você quer adquirir novos clientes na internet, comece a investir nesse método.
As estratégias
Entre todas as estratégias dentro do Inbound Marketing, a que gera maior engajamento do público e retorno financeiro de médio a longo prazo, é a criação de materiais ricos. Aqui sugerimos alguns desses materiais que você pode produzir para ajudar a fortalecer sua marca e conquistar mais clientes.
- E-books
Uma das formas de oferecer um material de qualidade para o seu público, é produzindo um E-book, você precisa escolher um tema que seja de interesse da sua audiência e se relacione com algum dos seus produtos ou serviços. Você pode aproveitar esse livro virtual e linkar artigos do seu blog ou páginas sobre os seus produtos ou serviços. Este tipo de material permite que você ofereça informações relevantes e ainda apresente os seus produtos e serviços para os atuais e futuros clientes.
- Webinars
Uma outra estratégia é a transmissão de um webinar, que é um tipo de web conferência onde geralmente uma pessoa aparece no vídeo, enquanto as outras assistem. Este modelo limita a interação dos participantes apenas ao chat, onde eles podem conversar entre si ou enviar perguntas ao palestrante.
Você pode utilizar o webinar para apresentar e divulgar um novo produto de sua loja virtual ou para dar uma aula gratuita sobre um assunto que seja do interesse do seu público, entre outros. Ao fim, você pode conduzir o usuário a página de venda ou qualquer outra onde você queira que a ação final seja realizada.
- YouTube
Atualmente os vídeos são uma ferramenta poderosa para impactar as pessoas, você pode aproveitar este fato, criar um canal no YouTube e produzir conteúdo para o seu público. E você não precisa ter equipamentos profissionais para isso, você pode começar filmando com o seu próprio celular. A ideia do canal do YouTube é a mesma da produção do e-book ou transmissão de webinar, produzir um conteúdo de valor ao seu público.
- Podcasts
Com o podcast, você pode oferecer informação de qualidade em formato de áudio para aqueles que lhe acompanham. Normalmente disponibilizado em arquivo MP3, o podcast pode ser uma entrada para que mais pessoas conheçam sua empresa, produtos ou serviços. Na internet podemos encontrar muitos casos de empresas que cresceram após começarem a gravar podcasts.
A vantagem do arquivo de áudio é que ele é facilmente “consumido”, pois as pessoas podem escutá-lo enquanto realizam outras atividades, como quando estão se exercitando, ou no carro, ônibus, ou até mesmo lavando a louça.
As ferramentas
No processo de implementação do Inbound Marketing, você vai precisar de ferramentas para gerenciar seus leads, automatizar fluxos de e-mail, criar o seu funil de vendas, produzir landing pages, etc. Para isso apresentamos algumas ferramentas que irão lhe ajudar.
- RD Station
Foi criada pela Resultados Digitais e foca no processo de marketing e vendas da empresa, conta com um sistema de e-mail marketing e automação muito bons. Destacamos suas funcionalidades de: Automação de marketing, Criação de landing pages e Campanhas de e-mail marketing.
- LeadLovers
Uma outra ferramenta nacional, possui automação em e-mails, criação de landing pages, gerenciamento de leads e também lhe permite criar uma área de login e senha para pessoas que obtenham algum infoproduto seu.
- GetResponse
Muito conhecida fora e utilizada por alguns profissionais brasileiros, possui a interface toda em português, facilitando sua utilização. Possui a funcionalidade de fluxo de automação, indispensável para qualquer ferramenta de e-mail marketing.
- MailChimp
Uma das ferramentas mais utilizadas, conta com uma interface simples e leve e permite que você crie campanhas de forma muito intuitiva. É atrativo para quem está começando, pois possui um plano gratuito de até 2 mil e-mails na base e até 12 mil e-mails por mês. Ela pode ser integrada a outras plataformas, o que gera certa comodidade, seu ponto negativo é que por ser uma ferramenta internacional, seu pagamento é em dólar.
As etapas
O Inbound Marketing é um processo que pode ser dividido nas seguintes etapas:
- Atração
Nesta primeira etapa você vai atrair a atenção do seu público para o conteúdo que você oferece, isso pode ser feito de muitas formas, através de um blog ou conteúdo do seu site, das redes sociais, dos investimentos em links patrocinados, entre outros.
Atualmente o marketing de conteúdo têm sido uma estratégia eficiente na atração de visitantes para um site, investindo em conteúdo de qualidade, que seja relevante ao seu público, você ganha visibilidade e credibilidade dentro do mercado.
O usuário começa sua jornada de compra antes mesmo de escolher o produto em si, é comum as pessoas pesquisarem e buscarem informações relacionadas ao tipo de produto que estão procurando, para depois tomar uma decisão. Neste ponto, o blog te ajuda a atrair atenção do seu público e gerar novas vendas, mas é importante que você tenha uma estratégia de SEO atrelada ao Inbound Marketing para conhecer a persona do seu e-commerce e qual o conteúdo ideal para cada momento, é comprovado que empresas que possuem um blog atraem mais visitante e leads do que aquelas que não o tem.
Além do blog, é interessante que você mantenha atividade nas redes sociais, há muitos clientes em potencial presentes nelas, aproveite este fato para reforçar sua presença online e conquistar ainda mais clientes. Monitore as grandes redes como Facebook, Twitter e Instagram e descubra o que o seu público procura, interaja com eles e indique materiais ricos que possam te ajudar a convertê-los em leads.
Fora o blog e as redes sociais, você pode investir em links patrocinados, anunciando no Google e em campanhas de Facebook Ads, potencializando a divulgação dos materiais que você disponibilizou para atrair seu público-alvo.
- Conversão
As estratégias de atração irão te ajudar a divulgar seus conteúdos e conquistar novos leads, mas para que um visitante se torne um lead de fato, você precisa oferecer algum tipo de recompensa ou informações exclusivas que o estimulem a deixar seus dados de contato em algum formulário do seu site.
Não adianta ter um grande volume de tráfego em seu site, se os visitantes não realizarem nenhuma ação, por isso é importante que você fique atento a algumas ações:
- Tenha um site responsivo, que ofereça boa experiência ao usuário;
- Crie landing pages otimizadas para a conversão;
- Trabalhe com caixas de captura de e-mail em posts estratégicos;
- Realize o teste A/B em suas páginas e veja qual versão converte melhor.
- Relacionamento
Após ter atraído visitantes e conseguido convertê-los em leads, você precisa começar um relacionamento por e-mail, através de um fluxo de nutrição ou um funil de vendas, para isso você vai utilizar uma das ferramentas de Inbound Marketing já citadas. É através deste relacionamento que você poderá levar mais conteúdo rico para o seu lead, e ao longo do tempo, oferecer também seus produtos e serviços.
- Vendas
O objetivo principal de todo o planejamento de Inbound Marketing é ampliar suas vendas, por isso depois de atrair, converter e criar um relacionamento com seus clientes potenciais, você pode partir para a venda. No fluxo de automação, você pode criar pequenos pitch de vendas que te ajudem a analisar quem são as pessoas que clicam nas suas ofertas.
- Análise
Depois de passar por cada etapa, você pode fechar o ciclo e analisar as ações realizadas, a melhor forma para fazer está análise é através de uma ferramenta de Web Analytics, que mostrará o número de visitas que você obteve, quais as conversões, quais páginas se destacaram, entre outras informações.
Atualmente a ferramenta mais conhecida e indicada é o Google Analytics, ele te permite mensurar seus resultadoses e estratégias de Inbound Marketing, focando no que está dando certo. Além de verificar os dados do Analytics, veja quais são as pessoas que não abrem seus e-mails e realize uma limpeza em sua base.
Ler Mais
Faça um e-mail marketing eficiente
Quando uma campanha de e-mail marketing gera resultados positivos para o seu negócio, podemos considerar que ela é eficiente. Um resultado positivo pode vir através de qualquer ação realizada por um lead, seja assistir um vídeo, baixar um e-book, realizar uma compra, entre outros.
Crie sua lista
Ao falar em e-mail marketing, uma das coisas que você precisa ter clara em sua mente é que é preciso criar sua lista de contatos do zero, não adianta comprar listas de e-mail que se encontram disponíveis por aí, porque você dificilmente terá bons resultados utilizando esse recurso. Crie sua lista a partir dos contatos que receber de seus leads e disponibilize materiais ricos, que gerem valor para o seu público.
Categorize sua lista
Se possível, tente sempre dividir sua lista de acordo com o interesse dos seus leads, veja através de quais páginas eles chegaram até você, quais os materiais que eles baixam, etc. No caso de uma loja virtual, identifique quais tipos de produtos seu lead se interessa, quais ele já comprou, e outras coisas do tipo.
A vantagem de subdividir sua lista, é que você não mandará e-mails sobre um assunto pelo qual seu lead não se interessa. Muitos e-commerces ainda pecam nesse quesito e acabam enviando e-mails com produtos que não interessam ao consumidor, isso acaba resultando em a pessoa deixar de abrir os e-mails ou até mesmo se descadastrar da lista.
O melhor formato para o e-mail
Tente ser o mais natural possível em seu e-mail, ele não precisa ser muito elaborado e cheio de imagens, porque o que realmente importa é o conteúdo da mensagem. Tente criar um relacionamento com o seu lead, antes de oferecer o seu produto ou serviço, envie e-mails informativos, que possam ajudar o consumidor em sua decisão de compra.
Se os e-mails que você envia não estão tendo uma boa taxa de abertura, pode ser que eles estejam sendo considerados como spam. Assim, você deve evitar disparar múltiplos e-mails em um curto intervalo de tempo, também é recomendável que você evite enviar e-mails apenas no estilo de “compre, compre, compre”.
Ferramentas
É interessante que você busque uma ferramenta de e-mail marketing para te auxiliar nessa estratégia, elas te ajudam a trabalhar de forma eficiente e profissional. Procure a de sua preferência.
Ler Mais
Dicas para aumentar o lucro do seu negócio
Invista no marketing online
A forma mais rápida para aumentar seu lucro é investindo em marketing, mas um investimento bem planejado e direcionado, através de ferramentas como Google AdWords, Facebook Ads e anúncios no Instagram. O primeiro passo, é testar estes diferentes canais e avaliar qual lhe proporciona o melhor retorno, pensando na relação do valor investido x valor de retorno.
Para que sua empresa tenha lucro e sucesso nesse campo, você precisa de segmentação, primeiro pelo público-alvo e depois para ação. Assim você qualifica os seus cliques e aumenta a taxa de conversão. Você deve usar links patrocinados e palavras-chave para alcançar o público certo, que tenha real interesse nos seus serviços.
Invista no marketing de relacionamento
Esta segunda forma de ampliar os lucros gera efeitos positivos em médio a longo prazo, nesta estratégia o objetivo é ganhar a atenção do seu público sem necessariamente pagar pela divulgação, aqui você irá prover sua audiência com conteúdo relevante, produzindo artigos para blog, utilizando fotos, vídeos, PDFs, podcasts, webinars e o que mais você considerar interessante. Basicamente, você precisa investir em conteúdo que traga pessoas para o seu negócio e que futuramente, venham a comprar com você.
O segredo é investir em agregar valor para o público, sem oferecer seu produto ou serviço logo de primeira, assim no futuro, quando um usuário precisar, você fará a venda com um custo mais baixo de aquisição, visto que o cliente já conhece você e sua empresa e seus canais de relacionamento, logo economizando tempo e compra de links patrocinados.
Peça que seus clientes deixem uma recomendação
O famoso e tradicional marketing boca a boca continua muito eficiente, e as recomendações dos seus atuais clientes, podem ajudar na decisão de novos clientes, gerando futuramente um aumento nos lucros. Solicite depoimentos em texto ou vídeo, abra um canal para avaliações de produtos e serviços e peça indicações.
Trabalhe em conjunto com o departamento comercial
O departamento comercial é essencial para ampliar os lucros do seu negócio, por isso você deve trabalhar próximo dele, tendo controle de todos os aspectos das negociações e desconstruindo objeções, por exemplo, uma das objeções mais comuns para os prestadores de serviços é o preço, muitos clientes enxergam apenas o preço final e não analisam o escopo total do serviço prestado. Por isso é interessante que você mostre o escopo completo do projeto e todo o custo-benefício que o cliente terá, assim ele poderá comparar e tomar sua decisão baseado na qualidade e não no preço.
Ler Mais
Conheça a Jornada do Consumidor
É muito difícil alguém decidir de imediato por algo que quer comprar, é comum as pessoas passarem por um processo antes de chegar a decisão final de adquirir alguma coisa, e é a este processo que denominamos jornada do consumidor.
Fazendo uma analogia da jornada do consumidor e alguém que deseja ter um relacionamento, por exemplo, esta pessoa passará por uma jornada, num primeiro momento ela percebe que gostaria de ter uma pessoa ao seu lado, em seguida, ela passa a traçar um perfil que lhe agrade e com o qual ela se identifique, a partir daí ela passa a se aproximar deste tipo de pessoa. Elas trocam olhares, sorrisos e começam a conversar, tendo um interesse mútuo, ficam juntas e passam a trocar mensagens e ligações. No mundo do marketing digital ocorre a mesma coisa.
Os estágios da Jornada do Consumidor
O consumidor as vezes ainda não sabe que quer adquirir um produto ou serviço, por isso você deve construir um funil de vendas e aplicar uma estratégia de marketing correta para cada estágio do funil (topo, meio e fundo). Cabe a você identificar o que seus potenciais clientes estão procurando, antes mesmo que eles adquiram algo, busque saber quais as comparações e análises que eles fazem, quais suas necessidades e problemas.
Vamos a um exemplo, imagine que você trabalha com imóveis e deseja vender ou alugar apartamentos para clientes finais, primeiramente, você deve direcionar seus esforços para pessoas no topo do funil, que talvez ainda nem pensam em trocar de apartamento ou ir para um, neste momento você deve apresentar as vantagens de se morar em um apartamento, falar sobre decoração, etc.
Quando o consumidor já estiver no meio do funil, você pode apresentar as diferenças estruturais de 2 apartamentos distintos, áreas de lazer, as opções de decoração para cada estilo de planta e ainda incluir opções em diferentes bairros.
No último momento, quando o consumidor está no fundo do funil, você já pode mostrar a lista completa de apartamentos disponíveis no bairro de interesse, apresentar as características de cada um e seus respectivos preços. Trabalhando com a jornada do consumidor, você amplia seus horizontes, não focando apenas em quem deseja alugar ou comprar um apartamento, mas também conquistando aqueles que podem vir a ter interesse no futuro.
Ler Mais
Entenda o que são Leads
Quando um comerciante recebe uma nova pessoa em seu estabelecimento, ele vê nesta um potencial comprador, e o mesmo ocorre quando falamos de sites, quando você recebe um visitante em sua página, que ainda não comprou nada, você vê nele um possível cliente interessado em seu negócio. No marketing digital nós definimos esta pessoa que está interessada em seus produtos ou serviços como um “lead”.
Como identificar um lead
Você pode identificar um lead, por exemplo, através de um formulário que você deixou em sua página, se a pessoa o preencheu é porque está interessada no seu negócio. No caso de uma loja virtual, alguém que adiciona um produto ao carrinho, mas não finaliza a compra, ela também é um lead, pois está interessada no produto. Resumidamente, um lead é o usuário que de alguma forma demonstrou interesse em sua empresa, produtos ou serviços.
Como os leads influenciam o seu negócio
Leads são essenciais para um negócio, são eles que movem uma empresa, pois sem eles não haveria comércio. De nada adianta se ter um produto excelente se não há pessoas interessadas nele. Atualmente, podemos dividir os leads em quentes, mornos ou frios.
• Leads frios: são aqueles que já foram abordados há muito tempo, eles ainda não confiam 100% na sua empresa e não estão engajados com a sua marca. São usuários que você recebeu o contato, mas fez uma abordagem há muito tempo, ou acabou o deixando sem qualquer contato e ele desistiu.
• Leads mornos: são aqueles que te consideram como uma opção para a solução de um problema, eles confiam parcialmente em sua empresa, ainda possuindo dúvidas. Seria aquela pessoa em uma lista de e-mails que deseja receber promoções, ela ainda está em dúvida de qual promoção, mas se você mandar a certa, ela vai converter.
• Leads quentes: são aqueles que já conhecem sua empresa e confiam no seu julgamento e suas ofertas, vêm em você uma boa opção. Seria aquele usuário que chegou a colocar o produto no carrinho, gerou um boleto, mas não pagou, ele está pronto para comprar, só precisa de um último estímulo.
Mas é preciso lembrar que o lead é apenas o primeiro passo para um novo cliente, a partir do momento que você tem os dados de pessoas interessadas no seu negócio, você precisa convencê-las a comprar com você. O fechamento do negócio pode ser influenciado pelo estágio que o lead está, mas também é possível acelerar o amadurecimento deste lead através de técnicas de nutrição de leads.
Ler Mais
Como melhorar o desempenho da sua loja virtual
Tempo de carregamento da página
No mundo apressado em que vivemos, as pessoas não têm mais paciência de esperar um site carregar, por isso você deve estar atento ao tempo de carregamento das páginas do seu site. Já foi comprovado que sites e lojas virtuais que são muito pesados e demoram a abrir, deixam de ganhar dinheiro.
A Amazon realizou uma pesquisa que mostrou que a cada 100 milissegundos que ela diminuía no carregamento de sua página, ela aumentava o seu faturamento em 1%. O Walmart também chegou a essa conclusão e apontou que a cada 100 milissegundos que o site demorava a mais para carregar, seu faturamento sofria 1% de queda. Já a Shopzilla, conseguiu diminuir o tempo de carregamento de sua página de 6 para menos de 2 segundos, isso resultou em um aumento de mais de 15% em seu faturamento.
Publicidade dos seus produtos
Para quem tem uma loja virtual, uma das melhores ferramentas de divulgação patrocinada é o Google Shopping, com ele você pode investir para ter o seu anúncio em destaque nos resultados de pesquisas feitas no Google, isso te ajuda a ter maior visibilidade e atrair mais público, lhe dando mais oportunidades de venda.
Fique atento também as oportunidades de anunciar no Facebook, ele é a maior rede social do mundo e oferece um recurso bastante interessante para quem deseja vender seus produtos utilizando a publicidade patrocinada. Explore esta mídia e invista em campanhas de remarketing no Facebook, esta é uma ótima maneira para aumentar o faturamento.
Invista em marketing de conteúdo
Se sua loja virtual ainda não possui um blog associado a ela, você está perdendo dinheiro, o blog te permite produzir conteúdo relevante para o seu público, aumentando seu engajamento. Esta forma de publicidade aproxima os potenciais clientes do seu negócio e através de um conteúdo relevante e de qualidade você aumenta as chances de eles comprarem com você.
Aproveite as datas sazonais
É comum ver lojas perdendo grandes oportunidades de aproveitar as datas que tem potencial para o aumento das vendas, como é o caso da Black Friday, muitos deixam para se planejar em cima da hora quando já não é mais possível criar uma boa ação de marketing para gerar os melhores resultados.
Por isso é interessante que você planeje ações para todas as datas sazonais do ano que tenham potencial de ser exploradas pelo seu negócio. Além da Black Friday, outras datas que costumam ter boas vendas são Natal, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e o Dia das Crianças.
Explore as Landing Pages
Os e-commerces estão cada vez mais atentos a criação de landing pages, atualmente vemos landing pages promocionais sobre a Black Friday, coleções de inverno, verão, etc. Mas ainda não há muitas lojas virtuais que explorem as landing pages para os produtos, não há uma página detalhada apresentando as informações relevantes destacadas e uma chamada à ação. Procure explorar os seus produtos mais vendidos e produzir landing pages que foquem na conversão.
Ler Mais
Como fazer seus leads converterem?
Muitas empresas se perguntam onde estão errando por terem muitos leads, mas não conseguirem que eles convertam. Por isso queremos ajudar você a aumentar sua taxa de conversão e transformar leads em clientes.
Tenha seu público-alvo bem definido
Quando você tem muitos leads, mas eles não estão interessados em seus produtos ou serviços, é muito provável que você esteja atraindo os leads certos, ou seja, você não está direcionando seus anúncios e campanhas para o público certo. Defina sua persona e trabalhe sua publicidade voltada para ela.
Explore os canais de comunicação
Geralmente quando se tem um lead, você tem um contato dele, seja um e-mail ou número de telefone. A partir deste contato, você pode realizar uma pesquisa com o objetivo de identificar o motivo pelo qual o usuário não comprou com você. Assim será mais fácil identificar o problema e conseguir resolvê-lo.
Quando o problema é preço
Primeiro é preciso entender que há uma diferença entre preço e valor. Se você definiu sua persona corretamente e está atraindo os leads corretos, que são realmente o seu público-alvo, e ainda assim não está obtendo conversões, é possível que as pessoas não estejam vendo valor nos seus produtos ou serviços. Afinal, quando alguém realmente valoriza algo, muitas vezes o preço nem sequer é questionado.
Corrigindo os problemas
Quando você consegue identificar o motivo pelo qual os seus leads não estão gerando conversões, é hora de fazer as correções necessárias para reverter a situação. Se o perfil dos leads não for aquele que você deseja, revise seus anúncios e faça uma segmentação diferenciada, para atrair pessoas que se enquadrem no perfil da sua persona.
Se você já tem sua persona bem definida, e os leads se encaixam no perfil de público desejado, é preciso trabalhar sua oferta ou ainda nas etapas da jornada do consumidor. Use o fluxo de nutrição e mostre informações de valor ao seu lead, explorando suas necessidades e mostrando as necessidades que você pode ajudá-lo. E não esqueça que é necessário oferecer produtos e serviços de qualidade, pois o consumidor está a cada dia mais exigente.
Ler Mais