Otimizando o seu conteúdo online

Nos dias de hoje, com a popularidade dos dispositivos móveis e o acesso cada vez mais rápido as informações, o hábito de leitura das pessoas mudou, é comum pular partes ou até mesmo textos inteiros. Diante dessa nova realidade, os profissionais de marketing encaram o desafio de otimizar o conteúdo para obter a atenção do usuário.

  • Leitura superficial

Segundo uma pesquisa realizada pela Microsoft, a capacidade de atenção dos internautas é de apenas 8 segundos. O usuário lê o texto superficialmente, buscando aquilo que lhe interessa, se ele não encontrar neste tempo, provavelmente abandonará a página. Por isso é importante que você destaque as informações relevantes.

  • “Leia mais”

Considerando que as pessoas buscam encontrar a informação mais importante rapidamente, tenha cuidado ao colocar um conteúdo a partir de um “leia mais”. Tente organizar todas as informações importantes antes do primeiro corte da página, manter a atenção do usuário após este ponto é um grande desafio.

  • Padrão de leitura em “F”

Com a tecnologia de rastreamento ocular, foi possível detectar que há um padrão de leitura na internet, os usuários começam a ler pelo topo da página, horizontalmente, em seguida descem o olhar e direcionam para a horizontal novamente, lembrando o formato da letra “F”. Pesquisas mostram que as pessoas passam 70% do tempo lendo as informações que estão à esquerda do site.

  • A importância da introdução

Você já deve ter percebido que a maioria das pessoas não vai ler seus textos completos, de acordo com uma pesquisa do Nielsen Norman Group, apenas 16% dos usuários o fazem. Em um site comum, os leitores engajados lerão apenas 28% das palavras, por isso a introdução é de extrema importância, é a sua chance de prender a atenção do usuário.

  • Espaços livres

Blocos de texto muito densos e extensos fazem com que as pessoas desistam do texto antes mesmo de começar a ler. Por isso é interessante deixar espaços em branco, separando o texto em pequenas partes e tornando a leitura mais agradável.

  • Menos é mais

Quanto mais simples e limpa for a página, melhor será o retorno que você obterá. Imagens e vídeos são uma boa estratégia para quebrar um texto, mas tenha cuidado para não sobrecarregar de informações. Utilize a cor e as variações de tamanho e peso de fonte para destacar informações importantes, mas lembre-se de estabelecer uma lógica estética.

VOLTAR PARA BLOG