O que é o Net Promoter Score (NPS)?

O NPS (Net Promoter Score) é uma forma de avaliar a satisfação dos consumidores, ele consiste em uma pesquisa que visa mostrar o quanto os seus clientes recomendariam seu produto ou serviço para outras pessoas.

 

Como funciona?

A técnica é simples, você enviará uma pesquisa para os seus clientes perguntando o quanto eles recomendariam o seu produto ou serviço para outras pessoas em uma escala de 0 a 10.

– Se sua pontuação ficar entre 0 e 6, seus clientes não estão engajados com seus produtos ou serviços, não gostam ou não recomendariam. Estando nessa faixa, é possível que eles até façam comentários negativos sobre.

– Se sua pontuação ficar entre 7 e 8, seus clientes estão neutros, ainda não estão muito engajadas com o produto ou serviço, podem chegar a recomendar ou não.

– Se sua pontuação estiver entre 9 e 10, seus clientes estão muito satisfeitos e amam os produtos ou serviços que você oferece, muito provavelmente recomendarão.

 

Colocando em prática

Para aplicar o NPS ao seu negócio, você pode buscar o auxílio de uma ferramenta específica. É interessante que você realize pesquisas de 3 em 3 meses, para estar sempre atualizado sobre o grau de satisfação dos seus clientes e detectar os pontos que podem ser desenvolvidos para oferecer um serviço ainda melhor.

 

Abordagem após a pesquisa

Depois de obter os resultados, é importante que você realize diferentes abordagens para cada faixa de pontuação. Para as duas primeiras (de 0 a 8), o interessante é incentivar que os clientes façam comentários que possam te ajudar a identificar o que está errado e pode ser melhorado. Para a faixa de 9-10, você deve incentivá-los a continuarem promovendo sua marca, você pode oferecer algum “mimo” que fortaleça o sentimento de satisfação.

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