Conheça a Jornada do Consumidor

É muito difícil alguém decidir de imediato por algo que quer comprar, é comum as pessoas passarem por um processo antes de chegar a decisão final de adquirir alguma coisa, e é a este processo que denominamos jornada do consumidor.

Fazendo uma analogia da jornada do consumidor e alguém que deseja ter um relacionamento, por exemplo, esta pessoa passará por uma jornada, num primeiro momento ela percebe que gostaria de ter uma pessoa ao seu lado, em seguida, ela passa a traçar um perfil que lhe agrade e com o qual ela se identifique, a partir daí ela passa a se aproximar deste tipo de pessoa. Elas trocam olhares, sorrisos e começam a conversar, tendo um interesse mútuo, ficam juntas e passam a trocar mensagens e ligações. No mundo do marketing digital ocorre a mesma coisa.

 

Os estágios da Jornada do Consumidor

O consumidor as vezes ainda não sabe que quer adquirir um produto ou serviço, por isso você deve construir um funil de vendas e aplicar uma estratégia de marketing correta para cada estágio do funil (topo, meio e fundo). Cabe a você identificar o que seus potenciais clientes estão procurando, antes mesmo que eles adquiram algo, busque saber quais as comparações e análises que eles fazem, quais suas necessidades e problemas.

Vamos a um exemplo, imagine que você trabalha com imóveis e deseja vender ou alugar apartamentos para clientes finais, primeiramente, você deve direcionar seus esforços para pessoas no topo do funil, que talvez ainda nem pensam em trocar de apartamento ou ir para um, neste momento você deve apresentar as vantagens de se morar em um apartamento, falar sobre decoração, etc.

Quando o consumidor já estiver no meio do funil, você pode apresentar as diferenças estruturais de 2 apartamentos distintos, áreas de lazer, as opções de decoração para cada estilo de planta e ainda incluir opções em diferentes bairros.

No último momento, quando o consumidor está no fundo do funil, você já pode mostrar a lista completa de apartamentos disponíveis no bairro de interesse, apresentar as características de cada um e seus respectivos preços. Trabalhando com a jornada do consumidor, você amplia seus horizontes, não focando apenas em quem deseja alugar ou comprar um apartamento, mas também conquistando aqueles que podem vir a ter interesse no futuro.

VOLTAR PARA BLOG