Whatsapp x Chat Online

Qual o melhor canal de atendimento para sua empresa, WhatsApp ou chat online? Veja os prós e contras de cada um.

WhatsApp
Atualmente o WhatsApp é um canal de comunicação muito forte, principalmente no Brasil. Ele se difundiu com a grande motivação que o SMS em nosso país era muito caro, por isso era difícil as pessoas conseguirem mandar mensagens, assim ele era uma alternativa para a troca de mensagens. Outro fator diferencial, é o famoso “check” que mostra quando a pessoa leu a mensagem, e para completar depois o aplicativo incorporou a opção de poder mandar áudios.
As pessoas mandam mensagens, áudios, vídeos, fotos, criam grupos e tudo mais. Há um encontro de pessoas e empresas que desejam fazer deste um canal oficial de comunicação entre elas, mas as empresas encontram dificuldades visto que não há um sistema oficial onde você possa gerenciar as mensagens enviadas pelo seu celular. Assim, apesar da abrangência de público, o WhatsApp apresenta limitações de gestão para o ambiente corporativo.

Chat Online
Em contrapartida, o chat online já está muito mais desenvolvido nesse quesito. Ao entrar em um e-commerce, por exemplo, você já se depara com um sistema de chat online. Pode ser o Zopim, que é integrado ao Zendesk.
Este é um exemplo simples, o Zopim é o chat online, enquanto o Zendesk é o sistema de ticket completo, uma empresa bem estabelecida, onde cada pessoa que entra em contato através do chat, recebe um número de protocolo e entra na fila de atendimento. A partir daí, temos o histórico dessa pessoa e todas as conversas com ela estão armazenadas em um banco de dados. É um software confiável e podemos definir a equipe e o que cada um vai atender, direcionando cada fluxo para o setor correto, coisa que não é possível com o WhatsApp.
Mas por outro lado, nem todos gostam do chat online porque geralmente ele demora, isso ocorre muito em empresas grandes, as vezes aparece o seu número na fila e que você levará cerca de meia hora para ser atendido.

Qual escolher para a minha empresa?
O chat online apresenta uma melhor organização, você pode categorizar dúvidas, investigar problemas, ter um protocolo e um histórico do cliente. Mas diferente do WhatsApp ele não se encontra na palma da mão do consumidor. Então os dois têm seus pontos positivos e negativos, caberá a você avaliar até que ponto um deles é melhor para o seu negócio.

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