Retorno sobre o Investimento – ROI

ROI é a abreviação de Return On Investment, que em português é o Retorno sobre o Investimento, ele é um dos indicadores de Marketing Digital, que como o nome já sugere, a ferramenta permite que você saiba quanto dinheiro a empresa está perdendo ou ganhando com as aplicações realizadas em diferentes canais. Assim você saberá quais investimentos valem a pena e como otimizar os que já estão dando bons resultados para ter um retorno ainda maior.Para calcular o retorno é bem simples, a fórmula consiste em:

ROI = (Lucro do investimento – custo do investimento) / custo do investimento

Lembre-se que o lucro não é o ganho total em vendas, e sim a margem de lucro em cima de cada venda. Já o custo do investimento deve englobar todas as despesas.Este é um indicador muito eficiente para calcular o retorno de uma aplicação, sendo pertinente a todos os investimentos. O ROI também é importante para os investidores que pretendem apostar em sua empresa.Ficar atendo a este indicador permite que sua empresa planeje as metas baseadas em resultados possíveis, considerando os resultados anteriores. E ainda, pode te ajudar a identificar quanto tempo seus investimentos levam para trazer o retorno esperado.

 

Montando um relatório para provar o ROI

1. Primeiro defina qual é o público e com quem você vai falar, pois dependendo do público, você precisa ter um foco diferente no relatório.

2. Após definir pare quem é o relatório, você precisa saber o que ele vai mostrar e para o que serve. Se não conseguir aplicar em cada métrica, algo está errado

3. Defina qual a periodicidade do relatório. O que costuma funcionar melhor é colocar analistas em maior contato com os dados, em seguida o coordenador e a diretoria, isso porque o analista tem contato com estes dados quase todos os dias, assim ele precisa monitorar isso continuamente. Já para o coordenador este contato pode ser semanal, para que ele veja o quanto está longe das metas e encontre a forma de alcança-las. Para a diretoria o ideal é que seja quinzenal ou mensal.

4. Agora pense na ferramenta para extrair as métricas, a mais popular é o Google Analytics, mas existem algumas outras como a Marketing BI, do RD Station e Córtex Intelligence.

5. Monte um template para que possa apenas alterar as informações sem gastar muito tempo.

6. Por último, você deve analisar, pense no que fez ou deixou de fazer e no que gerou resultados, em qual a relação entre as campanhas que funcionam e as que não, se o que você está fazendo tem gerado resultados, e onde você pode chegar.

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