Fidelização do cliente no e-commerce
O e-commerce funciona em um ambiente totalmente virtual, e em geral seu público são usuários habituados com a agilidade da rede, por isso um dos fatores primordiais para a fidelização deste cliente é um atendimento ágil, além disso manter um contato frequente também pode te ajudar nessa jornada.
Oferecer uma nova promoção ou produto pode te ajudar a fazer com que o cliente retorne para uma nova compra. Isso é importante, pois além de clientes novos, você terá seus clientes antigos, aumentando o faturamento.
Logo a fidelização do cliente no e-commerce é um fator importante para a manutenção do negócio, você só precisa analisar o perfil dos seus clientes e traçar as melhores estratégias, veja algumas dicas que podem te ajudar:
• Pós-venda: Depois que o cliente realizou a compra e você enviou o produto, você pode mandar um e-mail solicitando um feedback ou até mesmo apenas para confirmar o recebimento. Dessa forma você demonstra sua preocupação e o cliente se sente valorizado.
• Política de troca e devolução: Deixe essa informação clara para o cliente, não apenas na página da sua loja, mas também acompanhando o produto, isso pode ser um diferencial.
• Logística reversa: Crie uma logística reversa para retirar o produto com o cliente em caso de devolução por defeito, o consumidor não possui culpa se o seu produto não funciona como deveria, desta forma você demonstra que não se preocupa apenas em vender, mas também em solucionar os problemas dos seus clientes.
• Agilidade no atendimento: Procure responder seus clientes o mais rápido possível, no máximo 24h após o recebimento da mensagem.
• Newsletter: Não envie apenas newsletters comerciais, você pode por exemplo mandar uma felicitação no aniversário.
• Conteúdo: Procure colocar o máximo de informações possíveis sobre o produto em seu site, auxiliando o cliente na escolha.
• Acompanhe o seu cliente: Tenha um sistema que permita que você monitore todas as ações realizadas pelo cliente dentro da loja.
• Programas de fidelidade: Crie programas de fidelidade e ofereça vantagens aos seus clientes.