Utilizando o Gatilho Mental da Escassez como ferramenta de ampliação de vendas

O Gatilho Mental da Escassez é uma técnica de marketing que consiste em limitar uma oferta. As lojas colocam um preço promocional, disponibilizando uma quantidade X do produto por tempo determinado. Este gatilho cria nas pessoas o senso de urgência, onde elas precisam tomar uma decisão rápida para adquirir o produto antes que esgote.

Exemplos práticos da escassez podem ser vistos no comércio com os saldões, queima de estoque, feirões, a black friday, a venda de ingressos por lote, etc.

 

A escassez aplicada no mercado digital

Se no seu negócio você trabalha com metas de fechamento no mês, uma estratégia é oferecer um preço especial para aqueles que solicitarem orçamento nos últimos dias do mês, você pode ainda, retornar o contato dizendo que se a pessoa fechar o negócio até o último dia daquele mês, você consegue manter o preço promocional.

Uma outra técnica, é utilizar os webinars, você envia um e-mail para a sua base comunicando que fará uma transmissão ao vivo e irá disponibilizar um ótimo desconto para aqueles que estiverem assistindo. Durante a transmissão você lança a oferta e a mantém só por algumas horas, criando assim o senso de urgência.

Ainda que sua intenção com a webinar tenha sido de apenas oferecer um conteúdo exclusivo, você pode utilizar o gatilho da escassez disponibilizando o vídeo por um tempo determinado, desta forma quem não o assistir no prazo, perderá aquela informação, e as pessoas dificilmente gostam de perder uma oportunidade.

Existem muitas formas de trabalhar com a escassez no mercado digital, como oferecer cupons de desconto que só funcionam por um certo intervalo de dias, ou uma oferta que dure apenas 24h, ou ainda descontos para as pessoas que forem as primeiras a adquirirem determinado produto, entre diversas outras técnicas.

Uma forma de potencializar o efeito da escassez, é mostrando ao usuário que a oferta está próxima de acabar ou que restam poucas unidades do produto ou serviço que ele está interessado, esse tipo de informação faz com que você acelere o tempo de decisão da pessoa.

Você também pode explorar a intenção de saída do usuário, existem ferramentas que conseguem identificar quando a pessoa pretende sair da página, nesta hora é mostrado um pop up com alguma última oferta ou uma chamada para que ela realize alguma ação antes de deixar o site.

Desta forma, se você utilizar o gatilho mental da escassez com sabedoria, com certeza alcançará resultados satisfatórios para suas vendas online.

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