Mais importante do que conquistar novos clientes é manter os já conquistados

No Brasil, a grande maioria das empresas se preocupa apenas em conquistar novos clientes, esquecendo-se de criar estratégias para manter um bom relacionamento com os clientes que já possui e esta prática gera reflexos a longo prazo. Um atendimento diferenciado pode ser o diferencial da sua empresa, a colocando a frente da concorrência.

 

O impacto de um bom atendimento

Para entender a importância de investir em um bom atendimento, vamos analisar primeiro o que a falta dele causa nos lucros do seu negócio. Um estudo feito pela Harvard Business mostrou que um simbólico aumento na retenção de clientes apresenta um efeito entre 15% e 95% na lucratividade da empresa.

Além disso, 80% das pessoas que se consideram mal atendidas abandonam o processo de compra, e o contrário também ocorre, cerca de 70% das pessoas que se consideram bem atendidas, realizam um novo negócio com a empresa e acabam se fidelizando a ela.

E há ainda uma grande vantagem, é entre cinco a seis vezes mais barato manter um cliente do que investir para conquistar um. Por isso fidelizar seus clientes é importante.

 

O que é preciso saber sobre atendimento

Muitas empresas não investem em um atendimento de qualidade, pois julgam saber em que consiste o atendimento, mas elas estão enganadas. É preciso ter claro em mente que o atendimento está diretamente ligado ao relacionamento que você quer ter com o seu cliente.

O bom atendimento te ajuda a conhecer melhor o seu cliente, e isso é fundamental para sua estratégia, você precisa saber com quem está falando e o que ele está buscando, para que possa lhe oferecer as soluções.

Investir num atendimento de qualidade e profissional também fará com que seus atendentes reconheçam a hora certa de agir, isso é importante para evitar constrangimentos e irritação. Deixe que o consumidor fale tudo que deseja, escute o que ele precisa para depois lhe responder.

Clientes são pessoas que buscam informações sobre um produto ou serviço para decidir se vão adquiri-lo ou não, saber como agir neste momento é fundamental para conseguir a fidelização. Em geral as pessoas não têm grandes expectativas sobre o atendimento, surpreenda-as e faça sua marca ser lembrada.

 

O atendimento como diferencial

Diante do que foi apresentado, percebemos que a relação entre o comportamento do consumidor e a qualidade do atendimento é fundamental para o processo de venda. Em muitos casos o consumidor decide adquirir um produto mais em função do atendimento do que do próprio produto em si.

O atendimento personalizado vem gerando ótimo resultados em muitas empresas, pois faz com que os clientes se sintam valorizados. Assim como ele pode ser um grande diferencial em relação a concorrência, quanto maior ela for, mais importante é investir no atendimento.

Oferecer um bom atendimento também é uma forma de divulgar a sua marca de forma muito mais barata. Um cliente satisfeito vai compartilhar sua experiência com outras pessoas, e o chamado “boca a boca” continua sendo uma estratégia muito eficiente de marketing.

VOLTAR PARA BLOG