A influência da infraestrutura do site na experiência do usuário

Para quem tem um e-commerce, a hospedagem do site pode parecer um fator de pouca importância para o desempenho da página, mas pelo contrário, ela influencia em diversos fatores, como a velocidade e segurança, por exemplo. Por isso, uma boa estrutura pode gerar melhoria nos resultados.

 

Escolhendo a hospedagem

É importante que você escolha uma hospedagem de qualidade e otimizada, para que seu site apresente um bom desempenho. Essa escolha precisa ser planejada, especialmente quando se trata de uma loja virtual.

O mercado oferece diversos planos de hospedagem, como a Hospedagem Compartilhada, Cloud Server e o Servidor Dedicado, cada um possui o seu diferencial, e então você deve escolher aquele que mais se adequar as necessidades do seu site.

Veja como a infraestrutura do site pode te ajudar a criar uma boa experiência para o usuário.

  • Velocidade: A velocidade de um site é decisiva para a realização da compra, cada segundo vale muito dentro do ambiente digital.

Mas como a hospedagem influencia a velocidade? Através do tráfego, quando muitas pessoas acessam um mesmo site e ao mesmo tempo, isso pode gerar problemas.

Alguns fatores da hospedagem que influenciam na velocidade são:

– Otimização do servidor web (apache ou nginx);

– Configuração do PHP;

– Rede de distribuição de conteúdo inteligente (CDN);

– Tuning do banco de dados.

  • Usabilidade: Dependendo das configurações da sua hospedagem, pode ser necessário aumentar os recursos nos momentos com grandes tráfegos.

Você pode optar pela otimização do servidor com o monitoramento, um plano eficiente de hospedagem realiza o monitoramento do tráfego, assim caso seja necessário é realizado o aumento dos recursos do servidor. Com a otimização da velocidade e segurança nos servidores, os seus visitantes com certeza terão uma experiência muito melhor.

  • Segurança: A segurança é um fator de extrema importância, ainda mais quando estamos lidando com os dados dos consumidores.

A infraestrutura do seu site exerce grande influência na segurança, imagine seu e-commerce com 20, 30 mil acessos e em um servidor compartilhado, dependendo da configuração, se um dos sites sofre uma invasão, pode comprometer os outros sites do servidor e você perderia todos os acessos.

Alguns fatores da hospedagem que influenciam na segurança:

– Rede de distribuição de conteúdo inteligente (CDN);

– Monitoramento;

– Certificados SSL;

– AntiSpam;

– Bloqueio de IPs e Backups.

  • SEO: A otimização para os buscadores é fundamental para quem quer vender online, por isso é importante aperfeiçoar os tópicos anteriores, é a partir deles que você poderá iniciar uma boa estratégia de SEO.

Se você quer ser ranqueado com seu site aparecendo na primeira página do Google, você precisa alinhar os fatores de velocidade, usabilidade e segurança, assim terá um SEO admirável.

VOLTAR PARA BLOG