A importância da experiência do usuário

Os smartphones proporcionaram mais conectividade entre as pessoas e trouxeram diferentes oportunidades para as empresas e prestadores de serviços, mas esta nova realidade também trouxe mudanças no comportamento do usuário, que agora tendo tudo na palma da mão, têm mais pressa em encontrar as informações que deseja. Logo o tempo se tornou um fator determinante na experiência, se antigamente esperar seis segundos para um site carregar era normal, hoje um segundo faz a diferença para a pessoa escolher ficar ou sair de uma página.

Ter uma página atrativa, com um bom design, muitas funcionalidades e uma comunicação bem estruturada já não é o suficiente para atrair seus potenciais clientes e fidelizar seu público, mais importante é que você entenda com quem está se comunicando, do que essas pessoas gostam e quais os problemas e desafios que enfrentam, para que você ofereça as soluções certas.

A nova tendência que está tornando as empresas mais competitivas é a chamada UX, User Experience ou Experiência do Usuário. Para ter um negócio online é muito importante entender como proporcionar a melhor experiência ao usuário, isso influenciará não apenas na sua relação com o cliente, como também nas métricas mais importantes.

As grandes companhias do e-commerce já notaram a importância da UX, a gigante Amazon, por exemplo, descobriu que se sua página demorasse 100 milissegundos a mais para carregar, sua receita reduzia 1%. Assim eles aumentaram a receita em 2% após conseguirem otimizar o carregamento de suas páginas em 500 milissegundos. Já o Walmart, em um estudo realizado em 2012, percebeu que quando o carregamento do site variava entre 1 e 4 segundos, a taxa de conversão caía, e que a cada 1 segundo a menos no carregamento, a taxa de conversão crescia 2%.

A UX não se baseia apenas no carregamento, o caminho que o usuário percorre para chegar ao que procura também é extremamente importante, é preciso que ele encontre as soluções rapidamente. Caso a empresa ainda não possua um site, deve-se pensar a UX desde o início, a partir da análise do público-alvo, se o site já está no ar, você pode buscar por melhorias, através de testes de navegabilidade ou com o auxílio de uma agência especializada.

Assim como em outras estratégias, nas de melhoria da experiência do usuário, também é preciso realizar testes e buscar o melhor caminho para satisfazer as necessidades do seu público. Esteja sempre atento as novas possibilidades do mercado.

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