Google AdWords x Facebook Ads

Investir em mídia online é uma ótima estratégia para conseguir resultados mais rápidos dentro do marketing digital, é por isso que muitas empresas investem em anúncios online para aumentar seus ganhos, mas dentre as opções disponíveis no mercado, a maior dúvida é: Investir em Google AdWords ou Facebook Ads?

As duas plataformas oferecem recursos para que você alcance resultados satisfatórios nas campanhas, mas ambas possuem características bem diferentes entre si. Por isso é preciso analisar antes de decidir qual é melhor para sua empresa.

 

Google AdWords

O Google AdWords permite que você anuncie nos links patrocinados, tendo maior destaque em relação aos resultados orgânicos. Ele funciona por meio do chamado CPC (custo por clique), ou seja, você só pagará caso seus anúncios recebam cliques. Para definir a posição, o Google realiza uma espécie de leilão, mas nem sempre a empresa com o maior lance ganha, pois há diversos fatores de ranqueamento a serem levados em conta.

Uma das vantagens em investir no Google AdWords é que a maioria das pessoas que buscam por um produto ou serviço já possuem a intenção de comprar, logo as chances de conseguir uma conversão são mais altas, pois o usuário está no momento certo da compra.

Outra vantagem, é que seu anúncio é exibido apenas para aqueles que buscam por uma palavra-chave correspondente, atingindo assim pessoas que realmente tem interesse naquilo que você tem a oferecer. Além disso, o montante investido não é um fator determinante para o sucesso no AdWords, assim empresas menores podem competir em igualdade com grandes marcas.

Uma das desvantagens do AdWords é o grande número de concorrentes. Todos os dias, milhões de pessoas realizam algum tipo de pesquisa no Google, e por isso, cada vez mais empresas desejam estar nas primeiras posições do buscador. Com isso a concorrência aumenta consideravelmente e é preciso ter uma ótima estratégia para se destacar. Além do mais, ele não permite a segmentação para todas as fases do funil, assim você não pode concentrar todo o investimento apenas no AdWords, é preciso investir em outros canais.

 

Facebook Ads

Com o crescente volume de conteúdo dentro do Facebook, a plataforma criou um algoritmo, o chamado edgerank, que filtra as publicações exibidas no feed do usuário de acordo com suas interações com amigos e marcas. Com isso, o alcance orgânico das empresas sofreu uma considerável queda, e para poder ter melhores resultados, passou a ser preciso investir no Facebook Ads.

Uma das vantagens do Facebook Ads é a segmentação criteriosa, ele possui diversos recursos que podem ajudar a aumentar o ROI das campanhas. Há por exemplo, a possibilidade de subir uma lista de e-mails para que o Facebook encontre e exiba o anúncio apenas para estas pessoas. Também é possível exibir anúncios para usuários que visitaram o site recentemente e até mesmo para pessoas com datas próximas de aniversário. São diversos filtros que podem te ajudar a ter mais sucesso em suas ações.

Outra vantagem, é que o marketing no ambiente online é mais acessível. No Facebook é possível criar anúncios investindo somente 5 reais por dia, também é possível gerar leads dentro da própria rede social, no formato “geração de cadastro”, você pode disponibilizar um material rico para download em troca dos contatos do usuário com apenas alguns cliques.

Um erro cometido pelas empresas que investem em Facebook Ads é focar apenas na rede social, esquecendo-se dos outros canais, o site, por exemplo, é um canal importante que precisa ser monitorado com frequência. Utilize os anúncios do Facebook para gerar tráfego para o site, e não apenas curtidas para a página.

No Facebook, a intensidade da concorrência também vem crescendo a cada dia. Além disso, o Facebook não permite exibir anúncios a partir das palavras-chave pesquisadas, o que dificulta em identificar o interesse do público.

 

Em resumo, as duas plataformas são muito eficientes, mas cada uma age em estágios diferentes da jornada de compra, logo o ideal seria unir as duas estratégias para garantir que seu público seja totalmente alcançado.

Também lembre-se de considerar outras estratégias de AdWords ao planejar suas ações de marketing digital (como a rede de display e o YouTube Ads), permitindo assim alcançar consumidores em diferentes estágios.

VOLTAR PARA BLOG