Gerando Leads com Materiais Ricos

O Inbound Marketing se baseia no oferecimento de diferentes conteúdos que estejam de acordo com a etapa da jornada de compra em que cada usuário se encontra, as estratégias desse modelo têm como objetivo que o consumidor passe de uma etapa em que ele ainda não possui interesse na compra, para o momento em que ele fique mais propenso a consumir.

Para alcançar esse objetivo, utilizamos os chamados materiais ricos, que são conteúdos que incentivam o usuário a realizar a transição de uma etapa para a outra, desta forma você deve pensar em diferentes materiais que atendam as necessidades do cliente em cada estágio do funil de conversão. Abaixo apresentamos os principais tipos de materiais ricos utilizados.

– E-book

Os e-books costumam ser disponibilizados em formato .pdf ou em apresentação no Google Drive, são materiais mais aprofundados sobre algum tema relacionado ao seu segmento e que seja de interesse do seu público, eles precisam ser completos, com um começo, meio e fim.

Eles geralmente são utilizados no topo do funil de conversão, para transformar visitantes em leads. Seu conteúdo deve ser algo que auxilie o usuário a solucionar um problema ou então introduzir algum assunto. Você pode solicitar através de um formulário, as informações básicas da pessoa, para que ela receba o material.

– Infográfico

Como os E-books, os infográficos também são materiais informativos, que trazem conhecimento de forma atrativa, dentro das estratégias de Inbound Marketing, eles servem como uma boa ferramenta para capturar e-mails.

Os infográficos, em sua maioria, contam com informações estatísticas ou soluções para algum problema específico, mostrando uma maneira de como resolvê-lo.

– Vídeos

Os vídeos estão fortemente presentes nas estratégias de marketing digital, com este tipo de mídia você pode disponibilizar um vídeo com alguma dica ou outro assunto e solicitar que o usuário deixe seu nome e e-mail para poder ter acesso ao conteúdo.

– Podcast

Podcasts costumam estar mais relacionados a branding do que a geração de leads, mas assim como os vídeos, nesse caso você também pode solicitar algum tipo de assinatura para que as pessoas tenham acesso ao conteúdo completo

– Webinar

Esta é uma estratégia interessante para que você atraia o seu público em uma data específica, um webinar pode ser gratuito, o usuário deixa suas informações básicas de contato para ser avisado da hora da transmissão.

VOLTAR PARA BLOG