Como otimizar os Links Patrocinados do seu E-commerce com o Analytics

Mesmo que você já disponha da ajuda de uma agência de links patrocinados, o Google Analytics pode te auxiliar a alcançar metas de marketing mais aperfeiçoadas, para isso é preciso conhecer bem a ferramenta e as possibilidades que o seu investimento no Google AdWords te proporciona.

O Analytics coleta e organiza diversos dados brutos sobre a interação do seu público-alvo com o seu site, para ser capaz de melhorar os resultados dos seus anúncios é preciso analisar e interpretar estes dados, e claro que não apenas os dados positivos. É importante estar atento aos números negativos e outras falhas, e a partir desse ponto traçar estratégias que te ajudem a vender ainda mais.

 

Segmentos

Os segmentos são subconjuntos de dados do Google Analytics. Por exemplo, entre as pessoas que visitaram o seu site, um segmento pode abranger usuários de um certo país, já um outro segmento, pode incluir pessoas que visitaram uma página específica da sua loja virtual.

Os segmentos proporcionam ao analista de links patrocinados, que ele isole e analise subconjuntos de dados, assim ele pode avaliar e ver quais as tendências específicas dentro da sua loja virtual.

O Google Analytics disponibiliza segmentos predefinidos. Porém é possível editá-los e criar segmentos personalizados, isso costuma ser feito pelo consultor de web marketing.

Essa série de segmentos são primordiais para ajudar a identificar quem são as pessoas que compraram em sua loja e aquelas que desistiram de comprar. Para conquistar novos clientes e engajar os atuais, é preciso entender o que está funcionando e o que possui falhas dentro das suas campanhas.

O analista de links patrocinados precisa ter em mente que não são todos os cliques que geram conversões imediatas, o funil de conversão é muito complexo. Existem fatores como os micro-momentos que dividem a compra em várias interações entre a loja e o cliente, além disso, o usuário pode ser alcançado pela empresa de outras formas, como através das redes sociais e e-mail marketing, estes outros canais também são importantes na geração de vendas.

 

Observando a jornada de compra

Analisando os relatórios do Google AdWords e do Analytics, o analista de web marketing poderá identificar detalhes como quando o consumidor visualizou o produto ou quando o cliente abandonou o carrinho.

A partir da análise do desempenho dos produtos, é possível identificar dados que serão úteis para a otimização e melhoria das vendas. Por exemplo, se existem produtos com muitas visualizações e poucos cliques, é provável que este produto precise de alguma melhoria, para atrair a atenção do cliente e concluir a venda.

É preciso oferecer atenção aos produtos com grandes expectativas de vendas, mas que não alcançam os resultados, observar se estes produtos não estão com problemas em sua publicidade, no que diz respeito aos anúncios e páginas de destino.

Já os produtos com bom desempenho, por exemplo, pode ser que durante a análise de dados alguns produtos apresentem alta CTR, mesmo com poucas impressões, você pode analisar os fatores que ajudaram no sucesso deste produto e aplicá-los para outros, quem tem boas impressões, mas com baixa CTR.

 

Analisando a jornada de compra e check-out

Determinados relatórios do Google Analytics possibilitam a análise do comportamento de compra dos clientes, com isso é possível ver o número de sessões em cada estágio do funil de conversão, quantas sessão permaneceram de uma etapa para a outra e quantas foram finalizadas.

Além disso, a partir dos relatórios de comportamento de check-out, podemos verificar como os usuários passaram pelo processo do check-out. Observando o funil, é possível ver como os clientes foram de um estágio para o outro e quantos começaram ou abandonaram o processo em cada estágio.

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