Como ampliar sua taxa de conversão?

Converter clientes no universo do marketing, é adicioná-los à sua base e fazer com que adquiram o seu produto ou serviço. A taxa de conversão então é calculada baseando-se na proporção de clientes que encontram a marca e os que finalizam a compra, quanto maior a porcentagem, mais retorno o seu investimento em marketing está tendo.

Independente do porte da empresa, ampliar a taxa de conversão é sempre importante. Em empresas bem-sucedidas, a média de conversão é de 2% a 3%, mas existem aquelas que conseguem alcançar taxas bem maiores. Aqui vamos apresentar algumas dicas simples que podem te ajudar a melhorar sua taxa de conversão.

Utilize o funil de vendas

O funil de vendas é o caminho que o cliente percorre até o ato de finalizar a compra, ele consiste em:

  • Topo: a etapa da descoberta, quando o cliente acabou de encontrar sua marca.
  • Meio: a etapa do interesse, quando o cliente ainda não está pronto para finalizar a compra, mas já se mostra interessado em saber mais sobre o produto ou serviço.
  • Fundo: a etapa da decisão, quando o cliente já sabe exatamente o que quer e você só precisa convencê-lo de que sua marca é a melhor.

 

Aplique a psicologia das cores

Já foi comprovado que as cores exercem influência em nossas sensações, logo a cor é um fator importante para a interpretação da mensagem que a sua empresa deseja transmitir e ela também pode afetar sua taxa de conversão. Alguns dos principais significados das cores dentro do marketing:

  • Vermelho: paixão, intensidade, calor, raiva e sangue;
  • Amarelo: felicidade, otimismo, relaxamento e riqueza;
  • Verde: natureza, vigor, sensação de liberdade e novas experiências;
  • Azul: calma, harmonia, paz de espírito e frio;
  • Preto: elegância, sexualidade, negação e medo;
  • Branco: pureza, limpeza, afirmação e simplicidade.

 

Defina um público-alvo para suas campanhas

Um conceito importante dentro do marketing digital é o de persona, esta é uma versão mais detalhada do seu público-alvo. Ela seria como uma personagem que concentra todas as características dos seus clientes.

Ao definir uma persona, o objetivo é que a empresa se aproxime do seu público e conheça os seus interesses, para produzir campanhas com o direcionamento certo. Algumas empresas acreditam que campanhas abrangentes conquistam mais clientes, mas em geral a taxa de conversão costuma ser baixa e não vale o investimento. O que deve ser levado em conta é a proporção entre o investimento e a receita obtida em retorno.

 

Compartilhe as boas experiências dos seus clientes atuais

Se você já possui clientes satisfeitos, peça para eles lhe enviarem um depoimento ou avaliação do seu produto ou serviço. A reputação da sua empresa diz muito sobre a qualidade do que você está oferecendo, uma avaliação positiva reforça a confiança em sua marca.

Mas lembre-se que as avaliações devem ser verdadeiras, os consumidores estão mais atentos e exigentes. Seja sincero e terá mais chances de converter e fidelizar os seus clientes.

 

Aposte nas CTA’s

Sempre que criar uma propaganda, é interessante adicionar uma chamada à ação (call to action), ela indica ao usuário o que ele precisa fazer. Com isso você aumenta a chance dos clientes visualizarem seu catálogo de produtos ou seus serviços e realizarem a conversão.

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