O poder do review dentro do e-commerce

Segundo a pesquisa E-commerce Trends 2017, poder ver reviews e comentários sobre um determinado produto ou serviço é o quarto motivo que leva os usuários a consumirem em uma determinada loja virtual.

Algumas estatísticas que mostram o valor das reviews dentro do comércio online:
• Em uma pesquisa, 85,57% dos clientes disseram olhar as opiniões de outros consumidores antes de decidirem sobre a compra.
• Em uma segunda pesquisa, 90% dos usuários afirmaram que são influenciados pelos comentários positivos, e 86% pelos comentários negativos.
• E por fim, em outra pesquisa foi apontado que 70% dos consumidores tendem a confiar nos reviews de outros clientes.
A partir desses dados, podemos mensurar a importância de ter um espaço para avaliações e comentários dentro de sua loja virtual. Aqui pretendemos apresentar as vantagens que as reviews podem te oferecer e como aproveitá-las, diferente do que muitas pessoas pensam, tanto os comentários positivos quanto os negativos tem o seu valor.

Por que é importante ter um espaço para reviews?
O review é uma ferramenta que te auxilia a saber sobre a experiência de compra dos seus clientes, ter conhecimento dessas informações pode te ajudar a melhor seus produtos, os serviços que oferece, o atendimento, e inclusive processos internos da sua loja virtual.
Esses comentários também podem ser utilizados como provas do seu sucesso e como ferramenta para convencer outras pessoas da qualidade do seu negócio, ou seja, eles podem te ajudar a aumentar suas vendas.

Como o review ajuda o seu negócio?
• Pode te proporcionar um bom posicionamento nos mecanismos de busca: os reviews influenciam no ranqueamento da sua loja virtual, eles te proporcionam conteúdo gerado pelo usuário, que é um dos fatores considerados pelos buscadores. Ser melhor ranqueado atrai mais cliques e aumenta o tráfego no seu site.
• Geração de conteúdo gratuitamente: esse espaço permite que os usuários registrem suas opiniões, positivas e negativas. Você pode utilizar essas informações para criar conteúdo, por exemplo, respondendo as dúvidas apresentadas.
• Aumenta a credibilidade de sua loja virtual: ao abrir esse espaço você mostra que tem interesse em saber sobre a experiência dos seus consumidores. E isso gera comentários de outras pessoas sobre você, o que é diferente de você mesmo falar sobre o seu negócio.
• Ideias para melhoria dos produtos ou serviços: você pode aproveitar os comentários negativos para encontrar os pontos em que pode melhorar em relação aos produtos ou serviços oferecidos.

Como lidar com reviews negativas?
Ao receber comentários negativos, não pense em exclui-los, aproveite para demonstrar a sua disposição em solucionar os problemas dos usuários. Esta é uma oportunidade de mostrar que sua empresa se preocupa com o cliente e quer satisfazê-lo.

Como incentivar os usuários a deixarem uma review?
• Proporcione uma boa experiência de compra: lembre-se que clientes satisfeitos tendem a querer compartilhar sua experiência, seja através de um comentário ou até mesmo pessoalmente.
• Solicite a review em momentos oportunos: enviar um e-mail para o cliente após o processo de compra é um ótimo momento para solicitar um feedback sobre sua experiência.
• Divulgue os reviews recebidos: quando os usuários percebem que os comentários não são censurados, eles ficam mais dispostos a querer compartilhar sua opinião.

VOLTAR PARA BLOG