Mobile Marketing

O chamado mobile marketing vêm ganhando cada vez mais atenção, isto porque segundo a Teleco, em 2016, o número de celulares chegou a 247,5 milhões. Os hábitos dos consumidores também vêm mudando, o número de brasileiros que realiza compras pela internet semanalmente cresceu 25% e o dos que utilizam dispositivos móveis cresceu 82%.
Logo os especialistas em marketing vêm mudando suas estratégias para atingir o público, incorporando os dispositivos móveis. Assim surgiu o mobile marketing, com o objetivo de se aproximar desse novo tipo de consumidor, para isso utilizando funcionalidades dos dispositivos como localização, notificações, entre outras.

Como começar a trabalhar com mobile marketing

Tenha um site responsivo
O primeiro passo é certificar que o seu site funciona perfeitamente quando acessado de um dispositivo móvel. Além do site responsivo, você pode ter um site construído exclusivamente para os aparelhos mobile.
Isso também te ajudará em sua estratégia de marketing digital, pois o Google prioriza sites que se adaptam aos dispositivos móveis.

SMS
É a estratégia mais antiga utilizada para o mobile marketing, mas ainda de grande eficiência, você pode enviar desde mensagens de promoções até lembretes com datas de pagamento.
O SMS marketing apresenta bons resultados como uma taxa de leitura de 98% e tempo de visualização de 90 segundos.

Bluetooth
O marketing através do bluetooth já necessita de ajuda de outros dispositivos, como por exemplo o beacons. Esses aparelhos se encontram dentro dos estabelecimentos e emitem um sinal que é recebido pelo bluetooth do aparelho móvel do usuário. Através dele, você pode enviar promoções, lista de produtos do seu estabelecimento e até arquivos de vídeo ou áudio.
Porém está estratégia possui um alcance pequeno, e você precisa solicitar que o usuário ligue o bluetooth para que ela funcione.

QR Code
Os QR codes são códigos 2D que podem ser lidos pela câmera do dispositivo móvel com o auxílio de um aplicativo, após ser lido, ó código redireciona o usuário para a página que você deseja.
Você pode colocar o código em qualquer lugar, desde um panfleto até um e-mail ou um adesivo na parede do seu estabelecimento.

Redes Sociais
As redes sociais são uma das ferramentas mais utilizadas por usuários de dispositivos móveis, de acordo com uma pesquisa da “We are social”, 45% da população brasileira utiliza as redes sociais. Elas podem ser grandes aliadas na estratégia de mobile marketing, você pode oferecer promoções, descontos e anunciar ofertas do dia e direcionar essas ações para usuários de uma rede específica.

VOLTAR PARA BLOG