A importância da Teoria da cor aplicada aos sites

As cores são elementos fundamentais no desenvolvimento de um site, a escolha destas parece ser uma tarefa fácil, bastando apenas utilizar as cores presentes na paleta da marca, mas será que esta é sempre a escolha certa?
A empresa QuickSprout realizou uma pesquisa que constatou que cerca de 90% de todas as avaliações de produtos feitas pelos consumidores tem relação com a cor, bem como a pesquisa realizada pela Seoul International Color Expo 2014, que apresentou que 93% das pessoas consideram as cores do produto na hora de adquiri-lo, e ainda, mais da metade dos consumidores desistem de uma compra por não ter a cor desejada.
Já foi comprovado que as cores possuem a capacidade de influenciar em nossas escolhas e ações, a Teoria da cor apresenta dados de estudos sobre como elas nos influenciam emocionalmente. Por isso tenha em mente a importância da utilização correta das cores na hora de pensar o desenvolvimento de seu site, o mau uso destas podem confundir a mensagem a ser transmitida e levar os seus clientes a abandonarem sua página.
Pense sempre na sensação que você quer transmitir aos usuários na hora de escolher uma cor para utilizar, aqui temos alguns exemplos das sensações associadas as cores:

• Vermelho: perigo, negativo, pare, emoção, quente, paixão

• Amarelo: emocional, positivo, alegria, cautela

• Laranja: emocional, positivo, energia, alegria, calor

• Verde: crescimento, positivo, conforto, saúde, tranquilidade

• Azul: calma, confiança, segurança, tecnologia

• Roxo: contemporâneo, nobreza, poder

• Rosa: jovem, feminino, moderno

• Branco: puro, limpo, honesto

• Preto: sério, pesado, sofisticado

• Cinza: integridade, neutro, fresco, maduro

• Marrom: saudável, orgânico, despretensioso

As cores também te auxiliam na hora de criar contrastes para melhorar a assimilação dos elementos visuais da página. Esteja sempre atento ao contexto em que cada cor é utilizada e isso te ajudará a alcançar os seus objetivos.

VOLTAR PARA BLOG