A importância da taxa de conversão

Em que momento a taxa de conversão é importante?
Para poder encontrar esta resposta, primeiro você precisa saber qual resultado você espera alcançar com as ações que faz para o seu site. Ter essa clareza é fundamental para saber se a métrica da taxa de conversão é relevante ou não.
Se você tem um e-commerce, por exemplo, o seu objetivo é vender, logo a taxa de conversão é essencial. Mas ela também pode ser importante em sites que não foquem na venda, pois ela pode associar-se a um pedido de orçamento ou ao download de um material rico. A taxa de conversão só passa a ser pouco significativa quando realizamos ações voltadas para branding.

Entenda a taxa de conversão
A taxa de conversão é a métrica que aponta quantas pessoas mais próximas de qualificação realizaram uma ação desejada, geralmente essa métrica relaciona-se mais com vendas, mas em alguns casos ela pode estar associada a outros tipos de ações, como por exemplo, o download de um e-book.

Para quem a taxa de conversão é importante?
Em um primeiro momento pode parecer que esta métrica só vai importar paras as equipes de mídia, vendas, comercial ou para o CEO da empresa, mas ter conhecimento sobre ela é importante para outros profissionais também. Por exemplo, designers e redatores podem utilizar estes números para entender quais criativos ou copy funcionam para um certo público. A taxa de conversão é essencial principalmente quando o foco é performance.

E como melhorá-la?
No momento em que você consegue atrair uma pessoa qualificada para a ação desejada, você deve repassar essa informação para a equipe, pois esta pessoa servirá como referência para o trabalho de todas as áreas. O SEO, por exemplo, verificará quais as palavras que foram mais clicadas para chegar na página, já o analista de mídia verá qual a especificação do grupo de anúncios que realizou a conversão e o designer/programador verificará qual a landing page que mais converteu e qual a diferença dela em relação as outras. De posse dessas informações, você poderá testar outras ações e até mesmo realizar teste A/B com as suas campanhas para saber o que funciona melhor.

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