Como ter uma estratégia de Marketing Digital efetiva

Uma boa estratégia de marketing digital é sua maior ferramenta para ampliar a visibilidade e credibilidade da sua marca. Mas além de oferecer conteúdo de qualidade em diferentes plataformas, você precisa acompanhar de perto para saber se sua estratégia realmente está trazendo os resultados desejados, para isso é preciso de controles de marketing digital efetivos. E como conseguir isto?

Determine seus objetivos
Antes de escolher as ações de marketing digital para investir, você precisa definir os seus objetivos. Por exemplo, se o seu objetivo é ampliar a visibilidade ou reposicionar sua marca no mercado, você deve investir em ações que te ajudem a aumentar o seu número de visitantes e clientes em potencial, já se o seu objetivo for fidelizar os clientes que já possui, uma estratégia de remarketing seria uma boa escolha, aliada a materiais que agreguem valor a marca.
Comece sua estratégia determinando os seus objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, realistas e com prazos definidos.

Estabeleça os melhores indicadores
Após definir os objetivos, é preciso estabelecer quais são os indicadores que apontam paras os resultados desejados. No caso do objetivo de ampliar a visibilidade da marca, você pode acompanhar o número de visitantes do seu site, os curtidores da sua página no Facebook ou seguidores no Twitter. Agora, se você pretende conseguir um determinado número de novos leads, por exemplo, você deve acompanhar as taxas de geração de cadastros, número de downloads do conteúdo que você eventualmente disponibiliza e as solicitações de contato e orçamento recebidas. Já se o foco é ampliar as vendas, você precisa acompanhar as taxas de conversão e o número de transações.

Escolha as ferramentas
Em seguida você precisa escolher quais são as ferramentas necessárias para acompanhar os indicadores. Por exemplo, se você quer avaliar as atividades do seu site ou de uma campanha de e-mail marketing, o ideal é o Google Analytics, já se você deseja gerar conversões com campanhas pagas, é interessante investir no Google AdWords ou Bing Ads.

Tenha uma equipe responsável pelo monitoramento
Não adianta saber o que fazer, se você não sabe como fazer. O ideal é que você tenha um profissional responsável pelo acompanhamento de suas campanhas para ter o retorno desejado, uma ótima alternativa é contratar uma agência especializada em marketing digital.

VOLTAR PARA BLOG