O poder da Inteligência Artificial na publicidade online

A inteligência artificial aplicada a buscas e pesquisas na internet, também conhecida como aprendizado da máquina, são algoritmos que identificam e classificam as necessidades e intenções dos usuários, considerando diversos fatores, o objetivo é gerar resultados para atender a estas necessidades.

O papel da Inteligência Artificial nos Links Patrocinados

Uma parte do trabalho de análise dos usuários é feita pelos algoritmos, estes que são aperfeiçoados diariamente. Para que o Google exiba anúncios de empresas em diversos sites, algumas características do usuário são analisadas como: o histórico de pesquisa; seus interesses; a localização geográfica, o dispositivo utilizado, entre outros, quanto mais informações o sistema consegue obter dos usuários, maior a possibilidade de lhe apresentar uma publicidade que seja do seu interesse.

A outra parte do trabalho cabe as empresas, que devem buscar entender o que está envolvido na intenção de busca do seu público, e identificar suas necessidades, após uma busca bem-sucedida em seu site, o que ele pode querer procurar em seguida?

As etapas de pesquisa do usuário

• Curiosidade: esta etapa ocorre, quando um cliente em potencial se depara com seu anúncio na rede e este lhe desperta a atenção;

• Interesse: o cliente demonstra interesse após conhecer o produto ou serviço que você oferece, e este pode ser ampliado após mostrar para ele, como o seu produto ou serviço é o que ele realmente precisa;

• Decisão: após ver que o produto ou serviço é aquilo que satisfaz sua necessidade, o cliente realiza a compra.

É importante exibir uma publicidade adequada a etapa que seu cliente se encontra, e lembrar que durante este processo, ele poderá visitar sites concorrentes a fim de realizar comparações.

Como o contexto pode alterar o propósito do usuário

O mesmo termo de pesquisa pode apresentar diferentes intenções do usuário de acordo com o contexto em que ela ocorre, por exemplo, se alguém pesquisa por “restaurantes italianos” a partir de um computador desktop no meio da tarde, podemos considerar que o usuário busca um lugar para jantar naquele dia, agora se a mesma busca ocorre em um smartphone por alguém que andava pelo centro da cidade ao meio dia, provavelmente o usuário está procurando um local para almoçar naquele momento. Neste ponto entra em ação a inteligência artificial, ela busca analisar estes fatores e exibir campanhas publicitárias de acordo com a necessidade do usuário, por isso é necessário que a empresa crie estratégias de publicidade pensando no contexto.

O papel do Google AdWords

O Google AdWords utiliza o aprendizado da máquina para identificar as intenções dos usuários enquanto estes navegam na internet, mas a maior parte do trabalho cabe a agência de Links Patrocinados, pois esta saberá utilizar a inteligência artificial de forma estratégica para tirar o maior proveito da ferramenta.

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